domingo, 14 de novembro de 2010

Lucky Craft Flashminnow MS American Shad

Viva,

Esta amostra surpreendeu-me imenso no que diz respeito às cores, respectiva combinação da palete utilizada e as escamas holográficas.

Esta LC é do Miguel Carrilho que me pediu para lhe dar uma camada de verniz de poliuretano e eu não resisti a tirar umas fotos a este artificial, que rendo-mo ao seu aspecto, é fabulosa. A LC que mais gostava era a Ghost Ayu, mas esta passou-lhe à frente nas minhas preferências. Se eu fosse um robalo e a visse a passar à frente, pedia-lhe namoro....!!

Depois de dar um banho de verniz e secar, fiz uma sessão de fotos que apresento abaixo. Apreciem.

Coloquei imagens com 1000 pixels para verem melhor os detalhes, basta clicar na imagem.







Gostaram ? 

Abraços.

Teste e comentários ao Trio 40 - Okuma

Viva,

Vamos olhar em detalhe o Okuma Trio 40. Acabei de o receber faz pouco tempo e já fiz uma sessão de spinning com ele. 


A primeira impressão foi que tenho carreto para muito tempo e com um pouco de sorte alguns robalos à mistura. Testei-o com a cana Okuma Salina Seaspin 9'6" e achei o conjunto equilibrado e esteticamente bem conseguido. Como estamos a falar do tamanho 40, o peso ronda as 300 e poucas gramas.


Por dentro e por fora :

Quando o recebi a primeira coisa que fiz foi abri-lo e ver como eram os componentes internos, a mecânica e qualidade de construção. O carreto já vem lubrificado de fábrica, mas tenho o hábito de reforçar sempre com um pouco mais de massa e óleo, particularmente nas rodas dentadas do pinhão de ataque e roda dentada de transmissão.   


A sensação que tive é que este carreto foi muito bem desenhado e nota-se o cuidado que houve para criar soluções que facilitam a manutenção e reparação. Quase tudo nele foi pensado para ser modular, ou seja, parece um lego. 



A bobine foi concebida com construção Crossover, e separa-se em 4 partes, facilitando a limpeza porque se consegue aceder a todas as partes e simples de reparar porque não terá de comprar um bobine nova se algo se estragar, mas apenas a componente em causa. O sistema de drag está numa câmara de alumínio própria e isolada que permite mais suavidade e estabilidade.



A asa do cesto e o sistema de abertura e fecho está concebido para ser facilmente desmontado, para limpeza e reparação. Todas as peças têm parafusos, não há rebites, peças que encaixam sobre pressão, ou molas interiores, e este facto obviamente é fracamente positivo, porque se necessitarmos de o abrir ou aceder ao interior de alguma parte, basta tirar o parafuso.



Foram utilizados parafusos de cabeça sextavada interior e alguns normais tipo estrela. Para além de serem esteticamente mais elegantes, permitem um aperto e desaperto mais seguro.


O apoio e braço são dois componentes separados, ligados por um encaixe e dois parafusos sextavados interior e porca interior. O apoio que encaixa na cana é em grafite, o braço que liga ao corpo é em alumínio. O braço por sua vez não está fundido com o corpo, está encaixado ao mesmo com um guia e dois parafusos sextavados. Se o carreto cair ao chão e se partir o apoio ou o braço, qualquer deles pode ser substituídos, porque são peças soltas, ao contrário da maior parte dos carretos do mercado, que se partir o apoio ou braço, como fazem parte do corpo do carreto, pode ir comprar outro.

A tampa do Drag


A base do Drag

O corpo do carreto na face onde as engrenagens estão apoiadas é em alumínio, a "tampa" é em grafite. O objectivo disto é fornecer estabilidade às engrenagens para um funcionamento suave e sem folgas e redução de peso. As ligas e metais usados nas engrenagens são os habituais da Okuma e não diferem do que vejo no VS-30A, com uma diferença. O Trio não tem o veio de guia do vai-vem que faz subir e descer o eixo principal, isto porque o vai-vem está ligado à elíptica de outra forma e já não necessita. 

    Eixo principal com dois batentes.

O acabamento exterior na grafite e no alumínio é uniforme. Faz-me lembrar a camada que davam às maquinas de fotografar e filmar profissionais, mas ao invés de rugoso é liso.


Rolete com dois rolamentos interiores 

Foi rápido e fácil abri-lo e aceder a tudo o que queria ver, significa que está simples, tem poucos parafusos no apoio da cabeça do pinhão de ataque, filosofia Keep it simple.

Os materiais usados em todo o carreto são alumínio e grafite. A bobine levou 137 metros Power Pro de 15lbs (totalidade do rolo) e ficou na margem ideal do rebordo superior para não fazer cabeleiras. 



Em acção de Pesca :

Abrir a asa do cesto, lançar, esperar uns segundos e iniciar a recuperação e voltar a fazê-lo umas dezenas de vezes na noite escura, foi o teste que fiz. Ocorrências desagradáveis, zero. 

A abertura da asa faz um click audível mesmo com o som das ondas, aspecto importante na pesca de spinning nocturna já que não vemos bem e estamos sempre a fazer os mesmos gestos e é importante sabermos que a asa está aberta e esse som sinaliza que o gesto de abrir foi feito com sucesso, não vá o lançamento partir a linha ou o nó e lá se vai uma amostra cara de valor e sentimento.

A linha sai muito bem, eu coloco sempre a mão esquerda à volta da bobine para sentir a linha a sair e perceber quando a amostra entrou na agua e parou. Lançamento após lançamento, uma prestação impecável, não fez uma única cabeleira. 

Ao recuperar é que senti o potencial do Trio. Tem uma recuperação suave e uma velocidade que se adequa aos predadores oportunistas como o Robalo. Quem já pescou com outros carretos de origem Nipónica , pesca  com o Trio e não sente a mínima diferença. Enrola a linha a ocupar toda a bobine graças ao sistema EOS, com uma distribuição perfeita. A rebocar a amostra, quer em agua livre ou no rebojo ou no teste de carga que fiz com um peso de 3kg, mantém-se a suavidade e sente-se a desmultiplicação das engrenagens a resolverem o problema.

A regulação do Drag tem um curso mais pequeno e por isso fácil e rápido de ajustar. A maior parte dos carretos desta gama e superiores tem um curso de ajuste do drag grande, significando que temos de dar várias voltas ao drag para o colocar com a força que queremos. No Trio, depois de colocada a tampa e ajustada com a bobine totalmente livre, basta dar duas voltas ao drag e fica quase totalmente fechado. No teste de carga que fiz, com o drag regulado a vários níveis, respondeu sempre da mesma forma, ou seja, irrepreensível, aliás igual,  para quem conhece o Salina ou o VS.





Em Fevereiro de 2011 irá ser colocado à venda a versão Okuma Trio S (High Speed).

Abraços.

sábado, 13 de novembro de 2010

Patriarch - Pflueger

Viva,


Caracteristicas :
  • Corpo ultra leve em magnésio 
  • Bobine leve em alumínio anodizado com porto em carbono
  • 9 rolamentos de aço XCR colocados em pontos chave
  • Anti-reverso instantâneo
  • Alça do cesto em alumínio sólido
  • Sistema  Sure-click™ na alça produz um som quando está totalmente aberta e pronta para lançamento.
  • Enrolador da linha em titânio com sistema Anti-twist
  • Manivela leve em carbono com pega durável em EVA
  • Engrenagem e veio em titânio
  • Sistema de drag selado
  • Possibilidade de funcionamento ambidextro 
  • Saco de protecção em Neoprene
  • Bobine extra em aluminio
  • Botão  On/Off anti-reverso



Modelos

9525
110yds / 4lb
5.2:1
5.6 oz.
Left / Right
Freshwater / Saltwater

9530
120yds / 6lb
5.2:1
6.3 oz.
Left / Right
Freshwater / Saltwater

9535
140yds / 8lb
5.2:1
7.4 oz.
Left / Right
Freshwater / Saltwater

9540
170yds / 10lb
5.2:1
8.1 oz.
Left / Right
Freshwater / Saltwater






Abraços.
Fotos retiradas do site oficial

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Casting Jigs Jugulo - Molix

Viva,

Estes Casting Jigs são os meus preferidos. Estão bem construídas e são resistentes. Têm um revestimento exclusivo chamado Molicoat TM e tintas de alta qualidade. Estão desenhados para terem um comportamento a imitar um peixe ferido.




Características :
  • Pesos 20,40,60 e 80 gr.
Gama de cores.


Abraços.
Fotos retiradas do site oficial


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Oculos com lentes polarizadas

Viva,

Óculos polarizados são uma necessidade na prática do Spinning, durante o dia e à noite também. Obviamente com um propósito comum que é a protecção dos olhos das fateixas, da sua amostra e da amostra do vizinho.

Durante dia uns óculos polarizados com filtros UV permitem cortar o reflexos da agua e ver melhor para dentro dela. Para mim são uma necessidade, pela segurança, pela vantagem adicional e pelo conforto.

Para a noite as lentes devem ser mais claras, de preferência o tom amarelo claro. Em termos de protecção, a pesca nocturna apresenta mais riscos, especialmente se estamos acompanhados, tanto na apeada e particularmente na embarcada onde o espaço é pequeno e por isso, mesmo à noite os óculos fazem todo o sentido. 

A minha escolha vai para os Oakley. São bons e tem um design à angler.

Alguns modelos :



Estes são a minha escolha e prenda para o Natal

Boas compras e abraços.
Fotos retiradas do site oficial



Lucky Craft Flashminnow MS Ghost Ayu

Viva,

Não há muito mais a dizer acerca desta amostra. É um clássico a juntar a outras LC que devem ir à pesca.
Tem umas escamas holográficas coladas que fazem um efeito excelente, mas saem com facilidade. Este artificial deve ser banhado uma ou duas vezes com verniz poliuretano para ajudar a proteger as escamas e o restante corpo.


Este verde a que os Japoneses chamam AYU é uma pequena truta que vive em riachos. É extremamente territorial e a sua pesca é um passatempo de verão muito popular no Japão. Como é territorial os pescadores capturam-na com artificiais a imitar outro Ayu ou mesmo com isco vivo.


Esta cor felizmente cai na graça dos robalos e bailas.




Abraços.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Recuperação da Sasuke 140

Viva,

Amostras destas têm de ser bem tratadas, estimadas e quando necessitam, recuperadas.

Na última vez que a usei deu-me um robalote e devem ter sido os triplos que arranharam a pintura na barriga do artificial, aquando da pequena luta que deu.

Passei uma lixa muito fina em todo o corpo e com mais incidência na barriga.





Isolei o resto do corpo com fita.




Preparada para a pintura a aerografo.




Aqui está o material.




E a menina já pintada e no estendal a secar.



Depois de um banho de verniz e de secar ficou pronta e nova.


Abraços.