domingo, 6 de fevereiro de 2011

Okuma Trio S 40

Viva,

Pedi ao meu amigo Mário Ferreira, detentor de uma máquina destas, para lhe tirar umas fotos. Como sou fã destes carretos e desta marca, fica a sessão de fotos.

As especificações sobre o mesmo, podem consultadas neste blog aqui.












Abraços.
Fotos de Mário Ferreira

sábado, 5 de fevereiro de 2011

O meu material...

Viva,

Cada um de nós tem o seu material, fruto das experiências que foi fazendo e de algumas compras mais ou menos bem sucedidas. 

No meu caso, comecei a levar para as jornadas, material a mais e peso a mais.

Agora só levo uma mochila que adaptei, uma mochila de baixo perfil em mono alsa que passa pela frente do corpo.

Tem várias bolsas exteriores e interiores, mas não é estanque. Na bolsa exterior vão dois rolos de fluorocarbon e uma caixa com acessórios.


Numa pequena bolsa em cima vai a tesoura corta-multi agarrada um alfinete com fio em mola.


Lateralmente na mochila e em correias disponiveis está preso o grip e o alicate. A posição destes objectos quando a mochila está posta no lugar é do meu lado esquerdo ligeiramente abaixo do braço para me facilitar o acesso e não prejudicar o movimento de lançamento.



Uma bolsa estanque para a máquina fotográfica é colocada num bolso de rede exterior da mochila. Fica segura com um fio de segurança caso caia.





A máquina fotográfica de serviço, de baixo perfil e leve, simples de usar, como é obvio vai dentro da bolsa estanque porque este modelo não gosta de agua.


A mala da Shimano cheia de coisas para mandar-mos para dentro de agua, à espera que os robalos mordam.  São 24 amostras...e nunca chegam.





As luvas da Storm em Neoprene com dedos retracteis. Já as usei duas vezes este inverno e são uma maravilha, mãos quentes e protegidas.



Esta foi uma das melhores ideias que já tive. Comprei um passa montanhas na Decathlon, é macio, leve e quente. Já o levei em duas saídas nestas noites de frio intenso e que diferença faz.



E nas noites que não está muito frio, mas está frio, sai um cachecol com um gorro. Excelente combinação.


E para os dias de sol ou amenos, o cap.


E lá ao fundo, colete, impermiáveis e waders em neoprene.


Faltam as canas e carretos e mais umas coisinhas, fica para a próxima.

Abraços.


sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Os meus casting Jigs "Kitados"

Viva,

Estes foram os casting jigs que preparei para o Inverno. Todos têm um destorcedor para facilitar que o reboque gire e seja mais atractivo.


Jugulo de 40gr com reboque tipo chico fininho


Jugulo de 20gr com reboque tipo chico fininho


Casting Jig da Hiro de 40gr com reboque de polvo da Sidewinder



Casting Jig da Hiro de 40gr com reboque de polvo da Sidewinder



Os anzóis que usei são os Mustad 34007, 3/0




Abraços.

Kaywox no Podium da Public Lures (Saltex)

Viva,

Não posso deixar de estar contente e dar conta disso mesmo no Pesca ao Engano.


Parabens, Zé.

Abraços.


segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

XB-42R -Little Jack

Viva,

Estas amostras foram encomendadas na hora, mal as vi. Gosto de tudo o que a Little Jack faz, é um construtor de artificiais que prima pela diferença, pelo pormenor e pela inovação.

As fotos abaixo são da versão 90. São afundantes, com 15gr, e 90mm de comprimento. Não se deixem enganar pelo tamanho e peso, lançam e bem. 









Esta amostra é para usar em baías, portos, mares calmos, para a pesca de exemplares mais pequenos, cavalas, sarrajões, uns carapaus porque não ?...e obviamente uns robalos se por lá andarem. 
É dotada de uma hélice que funciona maravilhosamente, tanto pelos reflexos que faz, como pelas vibrações que causa. Em recuperação linear tem um wobbling nervoso, mas sendo um artificial afundante, deve usar e abusar de toques de ponteira , paragens, descidas e arrancadas e para isto nada como um CW baixo para dar vida e este engano.

Abraços.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Single Hooks

Viva,

Pescar nas pedras e em fundos de rocha em aguas rasas pode ser uma dor de cabeça quando usamos amostras caras e estamos sempre com medo de prender o artificial.

Os single hooks são efectivamente uma solução, montados de forma a evitar as pedras, mexilhões e por vezes restos de linhas de pesca ao fundo.



Existe outra vantagem para usar single hooks e tem a haver com C&R. Quem pratica catch and release tem aqui uma solução para ferir menos o peixe evitando mais stress e até feridas os olhos ou órgãos mais sensíveis.

Se é um verdadeiramente desportista e quer dar mais hipóteses à sua captura, então pode usar uma versão sem barbela e que aumentará a dificuldade da acção de pesca e seguramente fará de si um spinner exímio. 


A forma como se colocam os anzóis aumentam ou diminuem a probabilidade de ferrar o peixe e de obviamente de prisão. São interesses antagónicos. No anzol da cauda coloco-o sempre aberto para trás e os do meio e junto à cabeça também, ou seja, esta a forma mais conservadora, menos arriscada para prisões e com maior probabilidade de o peixe falhar uma ferragem.

Se o pesqueiro lhe permitir ser mais arrojado ou se está a sentir toques e os peixes não ferram, vire os anzóis do meio e junto à cabeça ao contrário, com a abertura para a frente.


Há um aspecto desagradável na utilização de single hooks colocados de forma conservadora. Dependendo do tamanho da amostra e do anzol, este trabalha mais livremente e nas voltas e revoltas, quer no lançamento quer dentro de agua, ao girar, pica a amostra no lombo e barriga e o resultado pode ser que fique preso, não ferrando qualquer peixe se amostra for atacada e a pintura do artificial sofre, isto nos anzóis da frente, o da cauda não tem este problema.

Existe uma versão de anzóis da Gamakatsu que têm uma forma mais direita e depois com um ângulo muito fechado e que são ideais para serem montados em posição mais agressiva em zonas de aguas mais calmas e existem nos tamanhos #1, #4, 2/0 e 4/0, são estes ;

Abraços.


Série K - HMKL

Viva,


Um minnow com 115mm com 14gr na versão de agua salgada.Trata-se de artificial flutuante de desenho Nipónico.


Esta marca muito pouco conhecida baseou a sua colecção praticamente em minnows quer para agua doce ou salgada. São artificiais de desenho simples e com aspecto muito realista.  














Abraços.
Fotos retiradas do site oficial