quarta-feira, 13 de abril de 2011

Smith Saruna 125F

Viva,

Não é nenhuma novidade, mas é uma amostra "must have". Tem algumas semelhanças com as Lucky Craft  130, e algumas diferenças.

Tem 125 mm, menos 5mm que as LC130, é menos bojuda, tem menos corpo, mas lança muito bem e longe. Pesa 18gr, contra as 21gr da LC, mas ganha em  ser mais aerodinâmica.

Lança a mesma distância, dentro das mesmas condições. Tem uma pintura e efeitos holográficos de grande qualidade e vem muito bem armada.Agarra bem a agua e poderá ser usada nas mesmas condições que as LC.

Em recuperação linear tem o trabalhar igual às LC130, com vida e um wobbling que permite uns flash laterais numa cadência atractiva. Em todos os lançamentos que fiz, a amostra saiu sempre direita, facto que considero importante, porque nem sempre é fácil obter este comportamento e as distancias alcançadas são maiores.

Com twicths ou puxões com a ponteira, esta amostra deriva aleatoriamente e de forma errática. Ao parar a recuperação, fica momentaneamente suspensa e depois começa a subir lentamente.

 Esta amostra é de uma marca que gosto bastante. A qualidade dos produtos da Smith é sempre alta.


Abraços.

sábado, 9 de abril de 2011

Rock Fishing - Primeiros passos

Viva,

Estamos de volta! Vamos fazer uma incursão ao Rock Fishing nas vertentes Light Rock Fishing e Hard Rock Fishing. A diferença entre os dois são os tamanhos das amostras, as técnicas usadas, as espécies e respectivos tamanhos, e obviamente no material usado.

Vamos começar com o LRF.

Zonas de pesca

  • Os pesqueiros ideais para o LRF são zonas calmas, pouca ou nenhuma corrente, com alguma profundidade, na presença de estruturas submersas onde os peixes mais pequenos habitem e consigam refugio. De preferência as aguas devem estar lusas e muitas vezes pesca-se a ver os ataques dos peixes à amostra facilitando a ferragem. Zonas de cais, marinas, baias, mar aberto mas com marés brandas, na presença de rochas com burados e caneiros. 
Espécies

  • Pequenas sarguetas ou choupas, cabozes, pequenos bodiões, rascassos, carapaus e cavalas, são algumas das espécies que atacam as pequenas amostras de vinil que usamos no LRF.
Material

  • Aqui começa um mundo novo de experiências e coisas novas para meter dentro de agua. Qual é a melhor amostra de vinil, ou um mini jig para as espécies mais agressivas ou a chapinha ondulada que funciona melhor com determinada espécie, de dia ou de noite, com agua super limpa, ou em dias mais fechados? A resposta é, - teste você. Pegue na cana e escolha um pesqueiro onde haja várias espécies e experimente, faça o seu manual. Iremos, em futuros posts mencionar quais as cores e os modelos que mais sucesso têm em determinada espécie e em que condições, mas fazer o seu próprio manual, é muito melhor.
A pesca nas rochas leva sempre a alguma perda de material. Para iniciarmos esta série de posts de orientação da prática do LRF, vamos dar-lhe uma ideia de como pode fazer os seus head jigs (minis) para algumas amostras e em minutos prepara uma série deles.

Vamos precisar de anzóis tipo Jig Hook a 90 graus, tamanhos #4 os debaixo e #6 os de cima e chumbinhos fendidos de 1gr e 2 gr. 

Pegamos no alicate e colocamos os chumbos na curva de 90 graus do anzol e apertamos. Se apertar com um alicate liso com um pano a proteger o chumbo este não fica com marcas.


Podemos por mais peso, mas a coisa tem de ficar proporcional e equilibrada depois de montada a amostra.

Como vê, é fácil e barato, com um pouco de imaginação, arranjar uma solução que funciona e acompanha estes tempos de crise. Estes mini jigs podem ser usados em qualquer vinil de tamanho proporcional, desde que seja possivel passar o anzol por dentro do corpo.


Dois exemplos :







O praticante de LRF deverá ter sempre na sua mochila algumas matérias primas.


Roda de chumbinhos fendidos (este é do chinês), mas há à venda a vulso.



E a minha caixinha de acessórios para terem uma ideia (tenho outra maior com algumas amostras já montadas).


Nos próximos posts, vamos apresentar montagens, amostras imaginativas, um set cana e carreto ao alcance de qualquer um e umas capturas para verem como esta pesca é divertida.

Qualquer dúvida, façam favor.

Abraços.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Spinart-Fishing


Viva,

Sou sincero em dizer que não estou habituado a esperar. Quando começo alguma coisa, não descanso enquanto não a acabado.

Criar este projecto deu-me um tremendo prazer, porque entre outras coisas, desafiou-me a paciência e apurou-me ainda mais a capacidade de vencer as adversidades. Nesta experiência aplicou-se  mesmo a vontade do querer e o esforço de aprender, para conseguir o objectivo inicial.

Como já sabem, porque viram ao longo dos posts neste blog e porque já o referi, gosto do mundo das novidades e das novas tendências na pesca com enganos. E isto para mim foi chave.

Dar o salto, entre publicar as novidades e disponibilizar em Portugal alguns destes produtos, foi sempre um pensamento latente. 

Da parte do Miguel, este projecto, este sonho, já o instigava talvez à mais tempo que eu. E foi tudo fácil, as ideias e as vontades pareciam peças de Lego. Tudo se encaixava.

Trata-se de uma cultura e de uma forma de estar.

E por isto, e por outras coisas que direi mais à frente, criámos a 




Uma loja online que vai estar dentro de um conceito de inovação e de novas formas de pescar. Não vamos ser mais uma loja de amostras. Fizemos pesquisas no mundo das amostras,nos fabricantes, nas marcas, em vários países à procura de criadores de artificiais que correspondessem aos critérios e conceitos que queríamos. 

Maioritariamente o Japão correspondeu aos nossos anseios e expectativas e penso que todos compreendam porquê.

E vamos continuar nesta senda de estar absolutamente sintonizados com as novas tendências e novidades vindas do Japão e outras paragens que conhecemos, trocando informação, para publicação neste blog e quando justificado ou sempre que possível, com reflexo na loja online desses produtos a um custo acessível, para que todos que queiram, pratiquem estas vertentes que tanto prazer nos podem dar.

A Spinart-Fishing não tem stress para cumprimento de objectivos, é uma loja criada por pescadores, para pescadores, e não impingimos amostras a ninguém, iremos trocar ideias e experiências com os que já têm domínio destas técnicas e tudo o que se vende nesta loja é testado por nós.


O conceito e a filosofia da loja está na pesca com amostras. Surfspinning, Light Spinning e Rock Fishing, vão ser o backbone da loja e de seguida teremos uma aposta no Eging, com novas técnicas e materiais.

Inovação é outro conceito que vamos ter sempre presente. Não podemos revelar na totalidade tudo o que vamos fazer, para manter uma expectativa saudável e surpreendente (Keep the flame alive).

E este blog como fica ? Este blog tal como tenho vindo a dizer nos últimos posts, vai continuar com a sua vida, na mesma forma, mas a agora com uma diferença. Para além dos tipos de conteúdos que já publicava, irá servir de apoio à loja, na apresentação de produtos e de novidades.


Nem tudo que apresentaremos no blog vai estar na loja, é impossível tal desígnio. As razões são várias, como os avultados investimentos que isso pode implicar ou a inadaptação de certos equipamentos. Mas vamos pedir a vossa opinião quando apresentarmos artificiais e acessórios, e para aqueles que forem populares e consensuais, iremos tentar tê-los na Spinart-fishing.

E como sou eu, Fernando Rodrigues, que escrevo este texto, para além do meu colega de projecto, quero agradecer às pessoas que nos ajudaram de alguma forma, onde realço o José Almeida (Kaywox) Mattia Romano (Capt. Rusty Hook), Rui Pinto pelo apoio tecnológico , à Public Lures na pessoa do Sr. Ishihara (o qual mando um forte abraço)  e à Finesse e Jackpot. À minha família e amigos, pelo apoio, compreensão e ajuda.

E agora façam o favor de ir dar uma voltinha pela loja, ver o que anda por lá, comprem se gostarem, senão voltem outro dia para ver as novidades ou para colocar as questões que entender.

Abraços e obrigado.

Spinart-Fishing, 
um projecto de Miguel Carrilho e Fernando Rodrigues

quarta-feira, 23 de março de 2011

Um projecto a gosto

Viva,


Sou daqueles que acredita que o destino somos nós que o fazemos. Não temos total controlo sobre a vida e nunca teremos, e espero que isso jamais aconteça. Dentro desta perspectiva, passei de uma ideia, um querer, ao fazer, com todas as adversidades e alguns receios, fi-lo.

Não o fiz sozinho, mas com uma pessoa que olha do mesmo prisma que eu  para esta realidade. Foi, tem sido e será, uma sociedade gratificante e engrandecedora.

E o que fizemos deu-nos tanto gozo e divertimento, como múltiplas sessões de spinning se tratassem. Sempre motivados, mesmo quando deparamos com as adversidades do mundo dos interesses, dos instalados e os mal acomodados.

Fiquei a saber que haverá sempre alguém que consegue fazer melhor, umas vezes porque o que há é tão mau que impressiona, outras porque funciona, mas com novas ideias e dinâmicas, faz-se melhor.

Foi uma roda viva de um montão de coisas para fazer, com tempo, dedicação e algum esforço, consegui-se. E que prazer nos dá um objectivo conseguido às custas no nosso trabalho, em harmonia e com muito self-made-men (plural).

Onde este castelo nos vai levar, não sei. Como disse no inicio, não controlamos tudo, mas tudo irei fazer para que siga para as estrelas, que ganhe brilho e que dure muitos anos de gozo e divertimento, poucas ou nenhumas chatices e nos proporcione as faculdades e a estrutura, para uma vida com muitos fishing trips, nos locais mais exóticos deste globo.

Do que eu estou para aqui a falar, lamento para ainda não posso dizer, mas também desabafo, senão o faço dentro em breve, ainda fico dependente de calmantes. 

Voltando ao blog ;

Fazer um blog que publica novidades para a pesca ao engano, pesquisando este mundo cibernético, a mim dá-me prazer. Antes de ter este blog, já o fazia, mas era egoísta. Agora partilho!

Tenho uma especial admiração pela técnicas e pela filosofia Nipónica neste tipo de pesca. Pescar ao engano é acima de tudo, gozo e divertimento e este povo vive esta prática assim, estás-lhe no sangue e na cultura e eu só tenho a aprender com eles.

Isto das convicções são como as malas, cada um tem as suas. A minha é que a pesca ao engano está longe de se resumir aquela foto com um robalo quileiro e muitos concordam comigo nisso. Enganar um bodião de 150gr com um vinil mini e tirar-lhe uma foto e devolve-lo, é um delírio. Estar na Aguda às 23:00, rapar um frio do caneco, varrer a praia até ao Magoito, ida e volta e ir para casa com uma grid (palavra inglesa para Grade), com um sorriso na cara, a mim dá-me gozo. Agora explique isto à sua mulher. A minha já sabia que eu era assim, portanto não enganei ninguém.

Este blog vai fazer parte no novo projecto, mas vai-se manter fiel a quem cá vinha à procura de novidades, porque é disso mesmo que vamos tratar, NOVIDADES, quer elas sejam de materiais de pesca, técnicas, e novas disciplinas na arte de enganar os nossos amigos do mar.

Ah..entretanto tenho ido com alguma assiduidade até ao mar, lançar uns palhaços e sai-me isto. Eles já andam aí..


Volte daqui a uma semana!

Abraços.


domingo, 13 de março de 2011

Está quase

Viva,

Em primeiro lugar quero agradecer a todos que têm passado pelo blog diariamente, fieis à sua curiosidade e ao interesse que o blog tem despertado. Vejo pelas estatísticas que apesar de não publicar diariamente, nem por isso este sitio deixou de ser visitado.

Estou envolvido num projecto já há mais de 2 meses que me tem dado muito gozo e gosto fazer. Está quase pronto e este blog vai dar conta disso mesmo. 

No meu post anterior, já tinha referido que vamos sofrer uma metamorfose. Mas como qualquer transformação que ocorre há sempre um turbilhão de opiniões.

Aquilo que fez e faz com que venham a este blog diariamente, vai manter-se. Essa é uma regra de ouro e de lealdade para com quem se identifica com estas artes de pesca e das suas novidades.

Mas este património vai sair do plano teórico para o prático. Ficamos por aqui, agora.

Está quase, portanto, passe por cá todos os dias. 

Abraços.

terça-feira, 1 de março de 2011

A emissão segue dentro de momentos...

Viva,

A emissão segue dentro de momentos...e surge a mira técnica. Era assim há mais de 20 anos na nossa RTP1.

Pois neste blog, a emissão segue dentro de breves dias, mas sem mira...

Entre o trabalho, um projecto que estou a desenvolver com um amigo e a vida social, o blog ficou em último. 

E temos muitas novidades...Em boa verdade este blog vai sofrer uma mutação, melhor dizendo, uma metamorfose. 

Aqueles que vêm aqui e procuram saber das novidades, das inovações ou mesmo serem surpreendidos com um novo facto, uma nova disciplina de pesca, podem continuar a vir, porque essa é a máxima deste blog.

Brevemente darei noticias, por isso passem por cá todos os dias.

Abraços.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Rock Fishing Parte I


Viva,

Rock Fishing Parte I - Amostras

E continuamos na senda de apresentar amostras para a prática de Rock Fishing, tanto na vertente Light como Hard.



Rock-G ver2.0 da Little Jack


Trata-se de um light jig com um atrelado (polvo) em vinil. É articulado, ou seja, o polvo pode nada livremente em relação ao jig. Têm 5 pesos, 2,5,7,10 e 15gr e 5 cores disponíveis.

Gama de cores.


Abraços.
Fotos retiradas do site oficial.