domingo, 11 de julho de 2010

Meia hora de pesca





Ora viva,

Ontem, dia 10 de Julho depois de comer alguma coisa, vesti os waders e arranquei para as Bicas. Eram 21:30. Mas rapidamente me deu a preguiça de fazer aqueles quilómetros, estando mesmo assim já do outro lado, na Charneca, não me apeteceu.
Tirei azimute para outro pesqueiro bem mais perto. No dia anterior, estive com uns colegas desta pesca a varrer a Fonte da Telha, caminhando alguns metros bons em direcção ao Meco, à procura de Bailas. O mar tinha tudo para elas lá estarem, mas nem na ida nem na volta.

Voltando à minha saída de ontem...Cheguei montei a cana, carreto, linha e escolhi a amostra. A maré estava a subir à uma hora.

Não quis ir para a praia e fui para cima do pontão. Estava uma ligeira brisa de norte. Lancei para norte inicialmente, ainda havia luz suficiente para ver onde a amostra caía e conseguia ver a amostra a trabalhar. Coloquei uma Macua, dourada no lombos, vermelha no dorso, com uns triplos da Asari.
Lancei várias vezes e fui dando a volta ao pontão, até lançar para sul e com a ajuda do vento estava a cobrir mais agua. Nem um toque. Bom, pensei, se calhar estão mais fundos, e mudei para uma Daiwa Sea Bass Hunter III e voltei a varrer todo o pontão. A amostra estava a afundar como deve de ser e entretanto fiquei sem luz.

Como não gosto de andar naquelas pedras à noite e não quero ligar a lanterna, sai dali e fui para a praia, onde voltei a colocar a Macua.

Entrei na agua quase até à cintura e lancei para Norte a uns 10º, recuperei uns 15 segundos e senti uma cabeçada, levantei a cana e ajustei o drag do Okuma Inspira 40 porque me esqueci de o fazer antes. Levou alguns metros de linha e parou. Depois foi só recuperar com calma, controlando os safanões e a escoa.




Verifiquei o peixe, tratei dele e voltei à acção de pesca. Mais uns lançamentos e de repente sinto a linha frouxa. Recupero e inspecciono o snap. Estava totalmente aberto. Como aconteceu não faço ideia.

Coloquei uma branquinha da Dansel, tipo Sasuke e toca a lançar. Ao terceiro lançamento ferro outro. O mesmo ritual e estava na areia para avaliar o estado do peixe. Tinha uma fateixa num olho e por isso não o devolvi. O tamanho era mais do que regular, mas devia ter tido mais tempo para crescer.

Desta vez inspeciono o snap e estava normal.

Entro mais dentro de agua e lanço em leque e ao fim de uns pouco lançamentos lá vem o terceiro. Este engoliu a amostra de tal forma que a fateixa traseira estava ferrada nas guelras e num orgão que sinceramente não sei qual é, mas o peixe sangrava por todo lado. Lavei-o e arrumei-o no saco rede.

Estava satisfeito e disse para comigo, "Não vale a pena apanhares mais". Registei as condições de mar, lua e vim para casa.




Às vezes é assim, simples e fácil. Valeu a preguiça...!

Ficha Técnica
  • Cana Okuma Salina Seaspin 9,6" CW(10-40)
  • Carreto Okuma Inspira 40 RD
  • Linha Spiderwire 10Lb green
  • Terminal fluorocarbon Trabucco Diamond FC-X 0,24.
  • Amostras Macua vermelha e dourada e Dansel (sasuke alike) branca.
Condições do Mar
  • 1 hora de enchente, Lua quase nova, ondas de 1 metro, às 22:00.

Um abraço e até à próxima.



Sem comentários:

Enviar um comentário