domingo, 30 de janeiro de 2011

Single Hooks

Viva,

Pescar nas pedras e em fundos de rocha em aguas rasas pode ser uma dor de cabeça quando usamos amostras caras e estamos sempre com medo de prender o artificial.

Os single hooks são efectivamente uma solução, montados de forma a evitar as pedras, mexilhões e por vezes restos de linhas de pesca ao fundo.



Existe outra vantagem para usar single hooks e tem a haver com C&R. Quem pratica catch and release tem aqui uma solução para ferir menos o peixe evitando mais stress e até feridas os olhos ou órgãos mais sensíveis.

Se é um verdadeiramente desportista e quer dar mais hipóteses à sua captura, então pode usar uma versão sem barbela e que aumentará a dificuldade da acção de pesca e seguramente fará de si um spinner exímio. 


A forma como se colocam os anzóis aumentam ou diminuem a probabilidade de ferrar o peixe e de obviamente de prisão. São interesses antagónicos. No anzol da cauda coloco-o sempre aberto para trás e os do meio e junto à cabeça também, ou seja, esta a forma mais conservadora, menos arriscada para prisões e com maior probabilidade de o peixe falhar uma ferragem.

Se o pesqueiro lhe permitir ser mais arrojado ou se está a sentir toques e os peixes não ferram, vire os anzóis do meio e junto à cabeça ao contrário, com a abertura para a frente.


Há um aspecto desagradável na utilização de single hooks colocados de forma conservadora. Dependendo do tamanho da amostra e do anzol, este trabalha mais livremente e nas voltas e revoltas, quer no lançamento quer dentro de agua, ao girar, pica a amostra no lombo e barriga e o resultado pode ser que fique preso, não ferrando qualquer peixe se amostra for atacada e a pintura do artificial sofre, isto nos anzóis da frente, o da cauda não tem este problema.

Existe uma versão de anzóis da Gamakatsu que têm uma forma mais direita e depois com um ângulo muito fechado e que são ideais para serem montados em posição mais agressiva em zonas de aguas mais calmas e existem nos tamanhos #1, #4, 2/0 e 4/0, são estes ;

Abraços.


Sem comentários:

Enviar um comentário