segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

XB-42R -Little Jack

Viva,

Estas amostras foram encomendadas na hora, mal as vi. Gosto de tudo o que a Little Jack faz, é um construtor de artificiais que prima pela diferença, pelo pormenor e pela inovação.

As fotos abaixo são da versão 90. São afundantes, com 15gr, e 90mm de comprimento. Não se deixem enganar pelo tamanho e peso, lançam e bem. 









Esta amostra é para usar em baías, portos, mares calmos, para a pesca de exemplares mais pequenos, cavalas, sarrajões, uns carapaus porque não ?...e obviamente uns robalos se por lá andarem. 
É dotada de uma hélice que funciona maravilhosamente, tanto pelos reflexos que faz, como pelas vibrações que causa. Em recuperação linear tem um wobbling nervoso, mas sendo um artificial afundante, deve usar e abusar de toques de ponteira , paragens, descidas e arrancadas e para isto nada como um CW baixo para dar vida e este engano.

Abraços.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Single Hooks

Viva,

Pescar nas pedras e em fundos de rocha em aguas rasas pode ser uma dor de cabeça quando usamos amostras caras e estamos sempre com medo de prender o artificial.

Os single hooks são efectivamente uma solução, montados de forma a evitar as pedras, mexilhões e por vezes restos de linhas de pesca ao fundo.



Existe outra vantagem para usar single hooks e tem a haver com C&R. Quem pratica catch and release tem aqui uma solução para ferir menos o peixe evitando mais stress e até feridas os olhos ou órgãos mais sensíveis.

Se é um verdadeiramente desportista e quer dar mais hipóteses à sua captura, então pode usar uma versão sem barbela e que aumentará a dificuldade da acção de pesca e seguramente fará de si um spinner exímio. 


A forma como se colocam os anzóis aumentam ou diminuem a probabilidade de ferrar o peixe e de obviamente de prisão. São interesses antagónicos. No anzol da cauda coloco-o sempre aberto para trás e os do meio e junto à cabeça também, ou seja, esta a forma mais conservadora, menos arriscada para prisões e com maior probabilidade de o peixe falhar uma ferragem.

Se o pesqueiro lhe permitir ser mais arrojado ou se está a sentir toques e os peixes não ferram, vire os anzóis do meio e junto à cabeça ao contrário, com a abertura para a frente.


Há um aspecto desagradável na utilização de single hooks colocados de forma conservadora. Dependendo do tamanho da amostra e do anzol, este trabalha mais livremente e nas voltas e revoltas, quer no lançamento quer dentro de agua, ao girar, pica a amostra no lombo e barriga e o resultado pode ser que fique preso, não ferrando qualquer peixe se amostra for atacada e a pintura do artificial sofre, isto nos anzóis da frente, o da cauda não tem este problema.

Existe uma versão de anzóis da Gamakatsu que têm uma forma mais direita e depois com um ângulo muito fechado e que são ideais para serem montados em posição mais agressiva em zonas de aguas mais calmas e existem nos tamanhos #1, #4, 2/0 e 4/0, são estes ;

Abraços.


Série K - HMKL

Viva,


Um minnow com 115mm com 14gr na versão de agua salgada.Trata-se de artificial flutuante de desenho Nipónico.


Esta marca muito pouco conhecida baseou a sua colecção praticamente em minnows quer para agua doce ou salgada. São artificiais de desenho simples e com aspecto muito realista.  














Abraços.
Fotos retiradas do site oficial






sábado, 29 de janeiro de 2011

ZX-320 Safari - Zexus

Viva,

Lanterna de cabeça com pintura de camuflagem e com 180 lumens com 3 cores diferentes. Com a colocação das pilhas na parte traseira, o conjunto fica mais equilibrado.



Possui também uma luz de reconhecimento traseira. Com 6W de potência máxima, consegue iluminar até 150m. Leva 3 pilhas alcalinas AAA.  A vida as pilhas em consumo máximo é 20h e 40h no mínimo, em regime de luz de reconhecimento traseira, as pilhas duram 400h. Pesa cerca de 130gr com as pilhas.


Video do modelo 310


Abraços.
Fotos retiradas do site oficial

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Ainda sobre a Barbarossa

Viva,


Depois do post sobre este artificial, apresento este video que está excelente para verem esta amostra a trabalhar.



Abraço.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Jigging Costeiro - Yamaria

Viva,


Eis um video com técnicas para light jigging em terra firme. Casting Jigs com canas com CW a condizer e carretos 4000. Twiching, jerking com pausas e recuperações lineares, tudo serve para dar vida ao artificial.



Abraços.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Gunz - Tailwalk

Viva,

Um pencil flutuante com tamanhos entre os 110mm e os 180mm, com pesos desde 22gr até às 100gr. Nesta série limitada existe um artificial com a particularidade de ser um popper.
Esta amostra foi concebida inicialmente para Big Game. Dependendo dos triplos escolhidos pode trabalhar na superfície ou na sub-superfície.


A série inicial possui versões afundantes.




Gama de cores.


Abraços.
Fotos retiradas do site oficial

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Sexy Impact - Keitech

Viva,

Um verme em vinil com três tamanhos, 96,5mm, 122mm e 147mm. Com uma postura estável dentro de agua, a acção da cauda é o argumento principal para provocar o predador.


Este artificial tem aroma e sabor a lula (?), segundo o fabricante. Foi pensado e desenhado para o achigã, mas acredito que engane o Robalo e a Corvina.





Este verme é para ser usado com empate texas. 



Pormenor das cores e das faces.


Sugestões para os tamanhos dos anzóis sem lastro


Video com Rig sem lastro


Sugestões de tamanhos de anzóis com lastro


Video com rig lastrado


Sugestão com empate Carolina

Abraços.
Fotos retiradas do site oficial

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Just Time - Jackson (Novidade)

Viva,


Mais uma novidade da Jackson, uma amostra pequena com 8,5cm e 13gr. Trata-se de um artificial para estuário e baías de aguas calmas e poucas correntes.


Diz o fabricante que esta amostra afunda até 1,5m e que é nesta profundidade que tem o melhor desempenho.

Gama de cores :

Abraços.
Fotos retiradas do site oficial

domingo, 23 de janeiro de 2011

O prato Negro - Al nero di Seppia

Viva, 

E agora uma coisa completamente diferente. Um outra paixão que tenho, para além da pesca ao engano, é a gastronomia. Faço pratos por prazer, meu e de quem vejo comer.

E já andava para fazer faz algum tempo. Numa loja Gourmet comprei um pacote de Linguine. Mas não é uma pasta qualquer. Trata-se de uma massa Liguine tingido com tinta de choco (Lingine, al nero di seppia). 


Como fui hoje passear a Setúbal, comer um choco frito, passei pelos viveiros de mariscos vivos e pela praça e comprei umas coisinhas que combinam muito bem com esta massa.

Aqui estão elas, fresquinhas e a cuspir;



Com a metade de um pimento vermelho, uma malagueta inteira e uma cenoura, dei cor a este prato escuro.


A malagueta foi limpa, ou seja, retirada as sementes que como se sabe são muito picantes. Deve-se deixar a quantidade a gosto, quando mais sementes mais picante é. Como tenho dois filhos pequenos que gostam de sentir o picante, tirei todas bastando os óleos que ficam na pele.



Depois foi tudo cortado fino com a faca e ralador.


Peguei no Wok e coloquei azeite extra virgem a aquecer e alho picado. 


Depois juntei as ameijoas e os mexilhões. Deixa-se o lume abrir um pouco os moluscos. 



Junta-se os pimentos e a malagueta e seguidamente a cenoura. A cor é importante, os olhos também comem.




E algumas especiarias secretas.




A massa já ferve e deve-se utilizar uma panela com muita agua, sal e cozer o linguine "el dente", vá testando até estar no ponto. Não há nada pior que massa sobre cozida.Vá mexendo para a não pegar.


Tape o wok para os moluscos cozerem e abrirem bem e os vapores ajudarem à mistura de sabores.


Passado uns 10 minutos fica assim com este aspecto. Reforce com um pouco de azeite e verifique o sal.


E para acompanhar ? Hum...Claro... a foto diz tudo. Está geladinho...


Está na hora de juntar a massa com as ameijoas e mexilhões misturar tudo e esperar pelo menos meia hora, para que a massa absorva o molho. Servia quente, com pão de qualidade e uns flutes de vinho a seu gosto.



Esta receita é dedicada ao Mattia Romano da Ilha da Sardenha, Itália. Ciao amico.

Fernando Rodrigues.