sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Jigging ligeiro de terra

Viva,

Jigging ligeiro de terra (Light Shore Jigging) é das vertentes mais versáteis que conheço para a pesca com amostras.


Cavala ou Sarda (Scomber Scombrus)

São várias as amostras que podemos usar, desde as pequenas zagaias, vib's, pencils afundantes, colheres e chapinhas e rubber jigs (madai jig), tudo com um peso até 30gr, máximo 40gr. Esta fronteira de pesos é minha, é assim que tenho arrumado as ideias. Haverá quem possa pensar diferente e goste de dividir doutra forma.


Sarrajão (Sarda Sarda)

E é versátil porquê ? Estes "jigs" que acabei de referir na grande maior parte das vezes lançam bem e longe, são pequenos e muito atractivos às espécies predadoras, quer pelo comportamento que têm, formas e cores, e pelas animações que lhes podemos dar.




Cavalas lima-limão de um final de tarde. São muito desportivas e cheias de força. Dão gozo pescar com equipamento leve.



Cavala ou Sarda (Scomber Scombrus)


Especialmente os casting jigs são muito produtivos, em particular os que têm o comportamento "queda de folha" quando suspendemos a recuperação e os deixamos afundar.



Cavala ou Sarda (Scomber Scombrus)

Pela minha experiência, esta pesca funciona em quase todos os pesqueiros, época do ano, dependendo do estado do mar e tempo, sendo que o verão é a altura de excelência com aguas calmas. 


Peixe-agulha (Belone Belone)

Tenho praticado o jigging ligeiro com uma cana com um casting weight 3-25gr, carreto 1500, multi de 10lbs e um leader de fluorocarbon 0,25mm. Numa ou outra ocasião subi a parada para as 40gr mas apenas com o objectivo de chegar mais longe e cobrir mais agua. Quanto mais leve se consiga pescar, maior a diversão.



Savelha (Alosa Fallax)

E a versatilidade também tem a haver com as espécies que se capturam. São amostras pequenas, afundantes que cobrem todas as capas de agua. Os rubber jigs imitam cefalopedes e podem e deve usados e abusados. Um dia pode-lhe sair uma dourada de sonho.


Tremelga (Torpedo Torpedo)

Cuidado com os choques...ttzzzzzzzzzzzzzzttt.....!!!

Abraços.
Fernando Rodrigues








2 comentários:

  1. olá fernando.

    tenho-os usado muito este ano, que sempre sem grades, pesca-se sempre alguma coisa, e dá sempre para entreter um bom pedaço.

    não consigo encontrar ruber jigs abaixo dos 35gr, tens alguns conhecimentos dessas amostras abaixo desse peso? se quiseres responde-me por mail.

    1 abraço

    ResponderEliminar
  2. Zé, como já escrevi no blog, sou um fanático por Casting Jigs. Vou mandar-te por e-mail o tema dos rubber jigs. Ab.

    ResponderEliminar