quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Cefalópedes de Outubro


O final do verão é um período um pouco indeciso. Podemos chamar-lhe uma back season. Nesta altura há que regressar à rotina, as escolas, os dias pequenos, virar para dentro de casa. O tempo livre é mais curto.

O que me valem são as Lulas (os charutos) e os outros cefalópedes. Umas pescas rápidas, com as companhias do costume.





Os Chocos também andam pelo fundo, mas são pequenos.


E por vezes uns polvos. Esta pesca é lenta, intercalada com umas animações, mas sempre perto do fundo (por vezes as Lulas andam mais a meia água, podemos dar uns esticões mais vigorosos que trazem o palhaço mais acima e depois deixamos descer novamente). É uma pesca muito tranquila, sem dúvida, dá tempo para conversar e trocar impressões. Por vezes sinto prisões, nas pedras, ou alguma outra estrutura no fundo, mas na maioria das vezes consigo desprender o palhaço. No entanto existem algumas prisões que não são pedra.


Por diversas vezes senti toques suaves, e ferrei logo. Quando tento recolher está preso... Pois é, são os polvos que atiram um tentáculo ao palhaço, e com os outros agarram à estrutura. Com alguma insistência conseguimos levar a melhor, mas sempre com calma. Se formos bruscos perde-mo-los na certa.



Adeus cefalopedes, até Abril. É tempo de me virar para a praia e experimentar umas amostras novas.



Abraço,
Miguel

2 comentários:

  1. Bom dia,
    Que amostras ( marca, modelo, cor )recomenda para pescar ao choco, da margem!
    Cumprimentos
    Abilio

    ResponderEliminar
  2. Caro Abilio,
    Essa é uma pergunta dificil. Nós usamos amostras tamanho 2.5 em cores naturais durante o dia e cores mais vivas à noite. As marcas depende nos euros, se puder compre as Akada da Vega.
    Ab.

    ResponderEliminar