quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Mais Berkley Nanofil

Viva,

Depois dos diâmetros 0,06 e 0,15 testei o diâmetro 0,10 num setup de spinning médio a leve.





Antes de falar neste teste e aproveitando para actualizar a opinião sobre os diâmetros que tenho usado e já com umas quantas sessões de Rock Fishing com linha Berkley Nanofil 0,06, não me deixam quaisquer dúvidas que encontrei a linha ideal para este estilo de pesca. Consigo lançar distancias consideráveis com artificiais a começar nas 2,5gr, de facto consigo com estes pesos distâncias idênticas como se lançasse amostras de 15gr ou mais, num setup de spinning tradicional. 

Devido à ausência de memoria desta linha, conseguimos ter uma sensibilidade fantástica em acção de pesca, inclusive perceber que tipo de fundo e sentir o trabalhar de amostras pequenas como são o caso de Rock Fishing.


Outro factor que me surpreendeu pela positiva, foi que a linha permanece seca, lançamento após lançamento, devido à sua composição, não absorve agua e com isso não ganha peso, mantendo a sua capacidade de lançamento sempre no máximo.


Mesmo em dias de vento e pelo facto de serem diâmetros mais finos, não ficam sobre a influência deste factor, o que facilita no lançamento, o controlo da linha e a apresentação do artificial.






O diâmetro 0,10 é ideal para spinning médio/leve. Permite efectuar lançamentos longos com amostras de 10gr e facilmente com uma cana de 2,40m e um casting weight 5-25, obtemos um conjunto que irá seguramente surpreender muitos, particularmente os fans de distâncias grandes. Nos primeiros lançamentos nota-se imediatamente que a linha não tem peso e voa muito bem, oferecendo muito pouca resistência e proporcionando à amostra que chegue mais longe. Cai suavemente na agua e fá-lo sempre, porque como não ensopa, mantém sempre o peso original.


O 0,10 tem uma tensão de ruptura de 5,732 quilos, mais do que suficiente para segurar bons exemplares, desde que se possua uma boa cana e o drag bem regulado. O 0,06 segurou este robalo com uma cana de RF.


Robalo capturado com Berkley Nanofil 0,06




Considero obrigatório o uso dos nós recomendados pela Berkley para esta linha. Cada bobine contem uns folhetos de guia que ensinam dois nós. O Double Palomar e o Double Albright, ambos muito fáceis de fazer. 




Quando mais fina for a linha a usar, mais cuidado deverá ter na realização dos nós e tente sempre que o fluoro tenho diâmetros o mais perto da linha madre. No meu caso esta tabela resultou sem problemas.


  • Nanofil 0,06 com Fluoro de 0,17 a 0,20mm máximo para Rock Fishing
  • Nanofil 0,10 com Fluoro de 0,25mm para Light Spinning
  • Nanofil 0,15 com Fluoro de 0,28mm para Surf Spinning
Daiwa Exceler-S 1500 com Berkley Nanofil 0,06


Até à data não tive um único problema com o nó a passar nos passadores, se bem e por regra faço leaders com meio metro. Por falar nisto, se em acção de pesca verificar que as aguas estão um pouco tapadas ou se estamos de noite, experimente pescar directo, eu fi-lo e não me dei mal. Como os diâmetros são muito pequenos, são menos visíveis. 


Esta linha não faz qualquer fricção nos passadores, nem tão pouco aquele som característico do multifilamento quando está em tensão. Devido à sua composição parece ser plastificado ao toque e analisando de perto a linha, percebe-se a razão pela qual não ensopa e passa suavemente nos passadores. Uma das propriedades do Gel de polietileno é dar este acabamento plastificado às centenas de fibras de Dyneema ligadas molercularmente.


Outra característica positiva é a cor da linha. Este "branco" translucido é perfeitamente visível à noite e como sabemos é muito importante ver a linha, saber sempre onde está, para quem pesca com amostras.


Com os três diâmetros que usei não fiz uma única cabeleira, mesmo lançando amostras de 1,5gr. Mais uma vez e como estamos na presença de linhas muito finas, é obrigatório encher antes a bobine do carreto com teflon grosso. É o enchimento ideal para esta linha, faz uma boa cama e é branco. A estética também conta. Deixe cerca de 1mm entre o fim da linha e o rebordo da bobine, não deixe a linha à pele...


Para cortar a linha deverá usar uma tesoura com serrilha, tal como o multifilamento. É mais difícil cortar esta linha com uma tesoura normal do que um multifilamento.


Fiquei fã desta linha e vou usar e abusar disto. Vai seguramente dar-me vantagens em relação aos multifilamentos que tenho e uso.




Tabela de diâmetros e tensão máxima.

Berkley Nanofil 125m
Diâmetro0,02mm0,04mm0,06mm0,08mm0,10mm0,12mm0,15mm0,17mm0,20mm
Diâmetro real0,035mm0,054mm0,072mm0,091mm0,110mm0,133mm0,162mm0,183mm0,192mm
Tensão Max1,415kg1,964kg3,357kg4,012kg5,732kg6,934kg7,659kg9,723kg12,649kg

Se por acaso encomendar um 0,06 e ao receber a linha verificar que é a espessura de um cabelo, não se assuste, é mesmo assim. O 0,02 deve ser interessante...

Abraços.
Fernando Rodrigues.

16 comentários:

  1. Boa noite!

    Estou a iniciar-me no spinning e comprei uma shimano 330 no entanto tinha um carrecto da minha pesca mais tradicional tenho linha 0,40 no carrecto...

    fiquei assustado aqui com a tua indicação de 0,06 ou 0,10, isto e linha do carrecto certo??

    desculpa mas sou mesmo um ignorante, apesar disso em 2 dias de cana novita e com esta linha mostruosa no carrecto 2 robaletes...

    as amostras ainda tenho usado uns pingalhetes de vinil... com amostras maiores como as que aqui mostras não me tenho safado com nada...

    Desculpa estar a chatear, eu pesco aqui na zona do barlavento algarvio.

    Cumprimentos
    Carlos Reis

    ResponderEliminar
  2. Olá Carlos, não está a chatear. Para spinning normal deverá usar um multifilamento 15lbs ou se quiser o Berkley Nanofil compre o 0,15. O carreto é outra questão. Convem que seja um tamanho 3000 ou 4000. Como as linhas são finas têm de encher com teflon para fazer uma cama para o fio. Essa configuração que refere parece ser mais buldo do que spinning. Se está no Algarve uma cana de 2,70 é mais do suficiente com um carreto 3000. Espero ter ajudado. Ab.

    ResponderEliminar
  3. Pois é a pesca que faço então é buldo sim nunca tinha ouvido falar desse nome, normalmente complemento-a com uma cana ao fundo que quando apanho uma cavalita fica ao fundo a correr com uma peteira (desculpe os erros de linguagem mas e assim que oiço hehe) e essa ja me tem dados alegrias interessantes, 3,100 foi o ultimo robalo...

    E verdade que é aprimeira vez que estou a lançar amostrar de 12 ou 14 cm com 23 ou 27 gr mas acho-as enormes e a erdade é que não tive ainda sorte nenhuma... devo usar coisas mais pequenas ou a conjugação de linha esta demasiado denuncuada. as que me diz devem ser bem mais finas do que uso... tipo eu não sei a comparação mas o que me sta a dizer é que a linha que uso de estranho é ainda mais grossa que a que devo usar no carrecto, tipo eu uso o,19 ou 0,25 em pesca ao fundo.. isso que e esta a dizer é que devo por 0,15 no meu ou depende de marca p marca??

    ResponderEliminar
  4. Para spinning deve usar um multifilamento de 15lb e depois um terminal de fluorocarbon de 0,28mm a 0,33mm.

    Se quiser o Berkley Nanofil, coloque o 0,15mm com o terminal igual.

    Atenção que as medidas do Nanofil são próprias da marca.

    Não use nylon normal em spinning, é pesado, lança mal.

    Ab.

    ResponderEliminar
  5. Boas Fernando!

    Obrigado pelos esclarecimentos... eu pensava que se colocava sempre directo no entanto voce fala aqui de um terminal! isso quer dizer que entre a linha do carrecto e a amostra coloca um terminal? qual o comprimento? e mete destorcedor entre uma linha e a outra?

    Não vem ao algarve fazer umas pescarias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlos,

      É um prazer ajudar que gosta de aprender, comigo acontece o mesmo, gosto de saber como funcionam as coisas.
      Ao Spinning e de dia deverá colocar uma linha fluorocarbon de boa qualidade. Eu coloco o comprimento do meu braço com um nó albright com 7 voltas. Desta forma não entra nos passadores com uma cana de 2,70m. No Algarve com aguas mais lusas ainda é mais importante. De noite se o multi for de cor discreta, verde por exemplo, pode pescar directo em aguas oxigenadas.
      Esteja à vontade e pergunte o que quiser.
      Ab.

      Eliminar
    2. Excelente muito obrigado, esses nos não são faceis pelo menos com seda, com fios é facil mas com cedas ui ui mas é falta de treino. Só falta uma perguntinha esse malterial onde posso comprar. tem aqui alguma loja na net que me aconselhe?

      Abraço

      Eliminar
  6. Carlos, na net tem muito por onde escolher. Em loja física não faço ideia no Algarve onde haja. Procure na sua loja habitual. Ab.

    ResponderEliminar
  7. Carlos, Se não está habituado aos nós, pratique com linha mono e vai ver que ao fim de algumas tentativas domina a coisa. Como mora no Algarve tem por ai muito por onde meter as amostras na agua...Ab.

    ResponderEliminar
  8. Muito bom post Fernando...
    Comprei agora o nanofil para exprimentar (ainda não o pus a prova) e realmente não vi a embalagem como deve ser ...o nó e mesmo importantissimo...e não pode ser como no multi normal...comprei o 0.17 pois aqui na zona o meu grande problema é o roçar na rocha e partir facilmente muitos dos multi o melhor que tive até agora foi o powerpro...
    vamos lá ver como se porta o nano que casou perfeitamente no stradic. já exprimentou o fio com vento? É que com vento surgem normalmente e mais facilmente as cabeleiras, pelo menos pela minha expriencia....Um abraço e boas pescas, um bem haja as suas partilhas e ajudas que vai dando ao pessoal.

    ResponderEliminar
  9. Olá Paulo,
    Uma das vantagens da linha é o vento. Como testei 3 diâmetros mais finos verifiquei que a linha voa melhor. E quando mais fina melhor. O 0,06 é impressionante a distancia que se consegue alcançar com poucas gramas. Acerca das pedras, não conheço linha que goste de rochas e esta também não gosta. A pedras das praias têm sempre uma característica, têm pontas afiada e em serra, precisamente o perfil que corta o multi como manteiga. Se fosse rochas com hastes afiadas e lisas como as tesouras normais, já não cortava o multi com facilidade. São temas da nossa amiga física.
    Ab.

    ResponderEliminar
  10. Tenho o 0,06 encomendado, muito brevemente estará em acção de pesca.
    RT

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde,

    Estou neste momento a usar o nanofil 0.8 e realmente fiquei impressionado com os lançamentos. Mas queria saber se este fio requer alguma manutenção após a pesca,

    Obrigado
    VJ

    ResponderEliminar
  12. Ola Valter, agua doce, bobine debaixo da torneira um bocado e sacudir e secar. De vez e em quando puxe uns metros fora e inspeccione a linha a ver se está com algum golpe (vê-se logo a desfiar) mas não parte com facilidade.
    Atenção que essa linha não gosta de pedra...Use Nanofil em pesqueiros onde quer lançar longe e cobrir muita agua. Usar multi de 4lb ou 6lb em pesqueiros de proximidade e com muita pedra.
    Ab.

    ResponderEliminar
  13. Boa noite Fernando,
    Aqui vai mais um maçarico e espero não chatear.
    Comprei uma cana Okuma Salina Sea Spin 9'6" 15-45grs.
    Há vários tipos de cana eu pessoalmente acho melhor as mais rijas e semi rijas.
    Já pesco á boia, pesca ligeirissima, e recentemente procuro fazer spinning.
    A partir da cana comprada gostaria de ser ajudado a comprar carrete,fios, e amostras para a ação da cana adquirida.

    Com os melhores cumprimentos,
    José Navalho (navalhoj@gmail.com)

    ResponderEliminar
  14. Olá boa noite, Fernando

    Mais um pedido de esclarecimento acerca de amostras carete e fio.
    Tenho uma cana Okuma Salina SEA SPIN 9'6" 15-45grs, já comprada á algum tempo...procuro ajuda no que diz respeito ao mencionado em cima, gosto de canas rijas e semi rijas, na altura não havia esta fartura de material que há agora e não me queria desfazer dela, porque parece ser boa.
    Precisava assim dos seus esclarecimentos para em breve ir fazer uns lançamentos e perder bastantes horas.

    Com os melhores cumprimentos, aqui da zona de Sintra
    José Navalho (navalhoj@gmail.com)

    ResponderEliminar