Viva,
O Shore Jigging é um estilo de pesca com amostras que se caracteriza pela utilização de jigs até às 80-100gr, lançados de terra e animados com intensos e rápidos jerks.
As animações que podemos dar a estes artificiais podem ser várias. Desde recuperações rápidas seguidas de um jerk com a cana na vertical seguida pela queda livre do jig, até toques vigorosos de ponteira ritmados com pausas longas ou breves...Tudo vale para dar vida ao casting jig.
Sendo um técnica criada e desenvolvida pelos Japoneses, com grandes seguidores na Tailândia, é necessário uma cana desenhada para este fim.
Este estilo de pesca em Portugal está ainda numa fase de definição e de experimentação. O alvo natural é o robalo, mas de acordo com a época e local, podemos chegar aos Lírios, Sarrajões, com um pouco de sorte e escolha...
Nos estuários podemos adaptar este material e estilo às corvinas utilizando grandes e pesados vinis, se bem que não descartamos a hipótese de atacarem um jig mais lento.
Para este estilo uso uma cana que gosto muito, a Daiwa SJ 106MH. Só os japoneses para fazerem uma cana com o casting weight destes e ao mesmo tempo com uma sensibilidade fabulosa. A construção da cana é excelente a todos os níveis.
No inverno com mares grandes e robalos a condizer, no verão nos spots quentes de predadores GT's.
Nos trópicos, caraíbas, Mediterrâneo, África Austral...nem é bom falar nisso.
Abraços.
Fernando Rodrigues