sábado, 31 de março de 2012

AnglingSalt

Viva,

Quem ainda não conhece a revista AnglingSalt ? É uma edição Nipónica especializada em Rock Fishing.



Nestas edições surgem todos gurus deste estilo de pesca do Japão. Foi com base na informação que via no canal to youtube que travei conhecimento com esta técnica de pesca e onde também aprendi alguns conceitos.

Canal do youtube aqui

Página do Facebook aqui

Site da Revista aqui

Vejam em acção uns dos especialistas japonês em RF Mr. Leon, tester da marca Breaden e que ajudou a desenvolver uma amostra muito eficaz chamada Minimaru.

Canas ultra leves, carretos 1500, linhas PE de 4Lb e menos, fluorocarbons finíssimos e uma variedade enorme de amostras, do tipo vinis, casting jigs, minnows, etc...tudo até às 10gr máximo.



Este estilo está divido por peso no uso de amostras e pelas espécies alvo. O LRF light rock fishing e o HRF Heavy rock fishing, onde as fronteiras andam por volta das 5 a 6gr, pelo menos é assim que a canas andam a ser construídas numa resposta ao mercado e à evolução das técnicas de pesca.

Enganem-se aqueles que pensam que apanhar uns carapaus com este tipo de equipamento não tem graça nenhuma. Devido à leveza e sensibilidade das canas e do conjunto em si, a transmissão de sensações com peixes pequenos e alguns predadores mais vorazes e cheios de força é delirante.  Experimente ferrar uma cavala com uma cana 7"3' até 7gr e vai as emoções que lhe são transmitidas.

Para além disso, enganar algumas espécies menos comuns com o uso de amostras é um tremendo desafio e altamente recompensador, isto para quem gosta da pesca como desporto.



Num País como o nosso, onde a cultura da pesca está virada para trazer para casa tudo o que mexe dentro de agua, onde as amostras que se compram é para a pesca do robalo e só para o robalo, como se fosse o único peixe nas nossas aguas, é redutor, não é desportivo e não tira partido das capacidades naturais que a nossa costa tem para dar.

Que maior divertimento se pode ter de ir à pesca com amigos ou com a família, apanhar uns peixes, fotografa-los e devolve-los à agua. Não se fica com a sensação de um dia bem passado ?

Experimente.

Abraços.
Fernando Rodrigues


quinta-feira, 29 de março de 2012

Fancy & Stylish

Viva,


Pescar com uma cana boa, um bom carreto e acessórios de topo, não chega. Temos de pescar com estilo.

Um dos itens que já mostrámos aqui e que tenho no meu quiver, é o rod holder. É muito bom aquele fishing gadget, super útil em pescas secas e urbanas. 

Recentemente comprei uma bolsa de cintura que transporta duas caixas médias de amostras, e mais uns quantos bolsos para tudo e mais uma caixinha...

Não é desta marca, mas gostava que fosse.


E para as minhas sessões de Rock Fishing, este modelo é uma maravilha.




E para light spinning talvez esta ;



Para surf spinning esta ;



Esta para o telemóvel e máquina fotográfica e chaves do carro..;



Até irrita não é ? Uma pessoa desgraçasse aqui num instantinho...


Abraços.
Fernando Rodrigues.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Som do multi nos passadores...

Viva,


Gosto imenso de ouvir o som do multifilar em fricção com os passadores...



Um Big Hammer de 4" Bubble Ice atrai robalos de bom porte, disso não já  tenho dúvida nenhuma.

Não sei quanto pesava este peixe porque não o pesei, mas que estava cheio de força e saúde, isso pude constatar...

 
Foi libertado para continuar a crescer. C&R.

Abraços.
Fernando Rodrigues.


sábado, 24 de março de 2012

Maria Pockets

Viva,

Acabei de receber umas amostras para ultra-light spinning e Rock Fishing que andava a procura faz tempo.




Estes plugs de bolso, desenhados para este estilo de pesca permitem capturas de peixes de maior porte, aliás tenho tido várias experiências confirmadas por outras pessoas, que peixes de vários quilos atacam com facilidade estes pequenos artificiais. Se as fateixas aguentam, isso é outra conversa.


Escolhei 4 modelos para técnicas também diferentes.


Vamos deixar a Primavera instalar-se e a agua aquecer mais um pouco e depois vamos ver aqui neste blog, os peixinhos que estas amostras vão enganar.

Abraços.
Fernando Rodrigues.


quinta-feira, 22 de março de 2012

O peixe está na agua!!!

Viva,

Vamos voltar a dar vida a este blog com conteúdos que já foram um must, apresentando as novidades que surgem no mercado da pesca com amostras e vamos intercalando com uns reports de capturas com alguns bricolages e técnicas e dicas que vamos aprendendo.

Este ano tinha dito a mim mesmo que queria fazer uma captura de excelência para o Robalo. E queria fazê-lo na praia, aquele robalo bonito, corpo de prata, um lobo do mar.

Não saiu. Diga-se que também não fui as vezes que devia, para quem tinha essa intenção. O peixe está na agua!!, mas a agua é muita....

Acabou por sair numa pesca diferente, sem expectativas de exemplares maiores , embora o que me tenha saído um robalo de porte médio, fiquei obviamente satisfeito.

Estava a pescar com o Pedro Pinguinha e a noite estava agradável, a maré subia e faltavam umas 3 a 4 horas para o pico da cheia. O vinil estava a fazer a sua função e já tinha tido dois toques bons, onde ocorreram umas ferragens falhadas...com uns raios e coriscos pela boca fora, insisti na mesma formula e deixei o vinil trabalhar na corrente entre aguas, nos romances criados pelas correntes e refluxos e fiquei atento à subtileza dos toques que tinha sentido.

Nas ferragens anteriores, foram precedidas de um toque muito leve, muito a medo. Quando voltei a sentir esse mesmo sinal, voltei a fazer o movimento de ferragem com a cana, e esta vergou tal como da primeira vez, mas agora o anzol estava bem cravado e a luta foi e tinha de ser muito breve.

O drag estava totalmente fechado, ali só a cana e o pulso e antebraço amortizam as cabeçadas do robalo. Veio para a superfície em poucos segundos e foi ai que ele debateu, já com poucas hipóteses, não o deixei entrar na agua, e dava chapadas com o corpo na superfície. Se o deixasse mergulhar, eventualmente criava problemas porque assim conseguia fazer mais força na linha. 

O Pedro auxiliou-me a tira-lo e em menos de nada estava controlado. 

Foi a captura mais rápida que fiz. Estava ferrado com o anzol no céu da boca, como manda a lei e dizem que os peixes não se debatem tanto quando assim é. Pesava 3,123Kg.


Abraços.
Fernando Rodrigues.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Nissin

Viva,


Mais uma marca de canas Japonesa com uma gama de oferta para estilos de pesca específicos.




É considerada uma marca de referência no Japão, dentro do seio dos pescadores mais experientes.

Pelo catalogo da Nissin conseguimos aferir que os acessórios escolhidos são tipicamente o melhor da Fuji tem para dar, os blanks leves e muito sensíveis e ao estilo Nissin, com o porta carretos cortado, seguido do blank à vista e depois um contra balanço a finalizar a cana.

A Nissin tem este portefólio.


Podem consultar o site aqui

Abraços.

Fernando Rodrigues.


segunda-feira, 12 de março de 2012

Mega Promoções da Spinart.

Viva,

A loja Online  http://www.spinart-fishing.com  está a fazer uma mega promoção de 25% em todos os produtos.



Preços Troycanos....

Abraços.
Fernando Rodrigues.