terça-feira, 21 de agosto de 2012

Tarde rica e de qualidade...

Viva,

Já no fim das minhas férias e de volta aos pesqueiros habituais, resolvi depois do almoço ir lançar uns mini casting jigs e umas amostras de ultra light spinning para ver como andavam as modas. 

Na verdade ia orientado às cavalas XL com o equipamento de ULS...mas a coisa saiu diferente.

Estava sozinho do spot..que maravilha, que luxo. Não havia malta a levar as medalhinhas para casa (quando pergunto, dizem sempre o mesmo, fritas "são uma maravilha"...) e eu fico sempre com vontade de partir logo ali a conversa, e dizer "Oh amigo, você já reparou que o peixe frito com farinha sabe tudo ao mesmo???", mas não, calo-me e afasto-me para não assistir aquilo. 

Bom, não estava para brincadeiras e saquei de um plug especial e comecei a sessão com umas varadas que até a Solpara assobiava. Nicles, nada.

Estava também a testar uma linha nova, um 832 de 6lb e aquilo estava a irritar-me porque como estou habituado ao Nanofil e as amostras saem disparadas e voam até quase as deixar de ver, com o 832 a coisa ficava pela metade. De qualquer modo gostei da linha, não oferece muita resistência nos passadores, não absorve muita agua e por isso não fica pesada, apesar de ser de 8 entrançados, podia ter um diâmetro real mais fino, é pena, porque senão era a linha ideal para RF e ULS.

Por falar em linha ideal, ela existe, é bom não esquecer isto. É da Daiwa Tournament que para o caso destas pescas light seria o 0,08 mm de 4,9kg. Esta linha é soberba em todos os aspectos e reúne todas as qualidades que se quer numa linha. É cara, 135m custam cerca de 39 euros, mas vale cada metro. O meu sonho é ter esta linha em todos os meus carretos...




Continuando... A Wonder 60 MS Shad Japan estava na agua e de vez enquanto via umas cavalas que vinham no giro e perseguiam a amostra, dando-lhe por vezes uns toques, mas sem fazer qualquer investida. A situação passava-se ali aos meus pés. 

Verifiquei o fluoro que tinha...um 0,17 Soft da Seaguar, tudo em ordem.

Estava já em transe com o azul da agua, o sol a pique e o almocinho no bucho, quando apanho um susto do caneco. Vem de lá uma coisa a nadar ou voar à superfície da agua e a fazer um estradalhaço impressionante..fixei o olhar naquilo e coisa foi rápida. A primeira sensação que tive era que parecia ser um peixe voador...


Mas quando parou é que vi o que era. Um peixe agulha tinha endoidecido.. literalmente passou-se ou zangou-se ou outra coisa qualquer, mas o coitado não estava bem e resolver fazer uma rasante com direito a drifts e tudo...

E a coisa voltou a sossegar...

"Que coisa, então as cavalas não querem nada comigo ?", pensava já em mudar de amostra e começar a varrer o arsenal quando, zássssssssss, zzzzttttttttttt (tenho sempre o drag um bocadinho aberto, com linhas finas tem de ser assim, senão bate um peixe grande e adeus), splash....splash (sim foram 2) e depois recuperar com uns zzzztttt mais pequenos e com cuidado para que o peixe não começar a escamar (é outra coisa que me aflige nas savelhas), tirei a maior savelha da minha vida.


Consegui devolver o peixe sem uma escama a sair, fiquei orgulhoso do feito e disse cá para mim "Boa, as cavalas não querem nada, mas as savelhas XL andam cá..."

Arrumei a Wonder e coloquei um Vibrator Pockets da Maria na cor verde natural e comecei a recuperar o Vib sempre a 20cm da superfície... 

Era vê-las virem do fundo, ferrarem o Vib e saltarem fora de agua...Querem pesca mais Nice que esta ??? Uns mini tarpons com canas ULS é só gozo. Foram 6 ao todo e grandes...Tudo voltou à sua vida aquática e marinha.








As cavalas continuaram a gozar comigo durante a tarde e fui-me embora com um sorriso nos lábios e a pensar que é por isto que eu gosto de pescar.

Abraços.

Fernando Rodrigues.


2 comentários:

  1. Parabéns pela pescaria,mas principalmente pela forma como relatas nota se que és um "amante"da pesca,as fotos também estão extraórdinarias grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Parabens pelo artigo!
    Gostaria de lhe colocar uma questão visto que já utilizou a linha Daiwa Tournament e o nanofil da Berkley. Gostaria de saber qual a sua opinião entre as duas linhas em relação à capacidade de lançamento de amostras light à sua resistência e à absorção de agua na recolha. Se tivesse de escolher por uma destas linhas optava por qual?
    Obrigado!

    ResponderEliminar