segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O meu Quiver - Shore Jigging

Viva,

O Shore Jigging é um estilo de pesca com amostras que se caracteriza pela utilização de jigs até às 80-100gr, lançados de terra e animados com intensos e rápidos jerks. 

As animações que podemos dar a estes artificiais podem ser várias. Desde recuperações rápidas seguidas de um jerk com a cana na vertical seguida pela queda livre do jig, até toques vigorosos de ponteira ritmados com pausas longas ou breves...Tudo vale para dar vida ao casting jig.

Sendo um técnica criada e desenvolvida pelos Japoneses, com grandes seguidores na Tailândia, é necessário uma cana desenhada para este fim.

Este estilo de pesca em Portugal está ainda numa fase de definição e de experimentação. O alvo natural é o robalo, mas de acordo com a época e local, podemos chegar aos Lírios, Sarrajões, com um pouco de sorte e escolha...

Nos estuários podemos adaptar este material e estilo às corvinas utilizando grandes e pesados vinis, se bem que não descartamos a hipótese de atacarem um jig mais lento.


Para este estilo uso uma cana que gosto muito, a Daiwa SJ 106MH. Só os japoneses para fazerem uma cana com o casting weight  destes e ao mesmo tempo com uma sensibilidade fabulosa. A construção da cana é excelente a todos os níveis.





















No inverno com mares grandes e robalos a condizer, no verão nos spots quentes de predadores GT's.

Nos trópicos, caraíbas, Mediterrâneo, África Austral...nem é bom falar nisso.

Abraços. 
Fernando Rodrigues

9 comentários:

  1. "Nem é bom falar nisso" mas pode-se sonhar.
    UM Abração
    Rui Taxa

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde

    Esta vara arremessa longe com jig de 60-80g?
    quanto passadores tem?
    dar muito nó(cabelereira) na linha quando arremessa?

    abraco

    ResponderEliminar
  3. Olá Sr. Anónimo, Sim esta cana lança muito. Jigs com esse peso estão precisamente no casting weight mais eficiente. O nº de passadores é irrelevante para o tema das cabeleiras.

    Não tenho cabeleiras com esta cana e com o conjunto que possuo. Aliás a questão das cabeleiras pode dever-se a vários factores. Uma linha de má qualidade ou o carreto demasiado cheio ou um jig com mesmo peso que devia ou a pessoa que está a lançar não tem prática.

    Esta cana é de desenho e fabrico Japonês e estes amigos sabem muito bem o que fazem.

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Sr Fernando

      Obrigado resposta, estou perguntando a respeito das cabereira porque antes eu usava um conjunto major craft kg evolution 962H +van staal vm150+linha P3 da ultra cast man da YGK ,nesse conjunto nunca deu cabeleira ,ai depois troquei o van staal por um daiwa certa 3000HA pois o van staal era muito pesado 620g contra 290g do certate, depois que comecei a usar o certate deu varios cabeleira e as vezes da "no" no passador e arrebenta ,ja perdi mais de 5 jig por causa disso
      Estou pensando em comprar um sj 106mh e um new saltiga 3500H
      oq o sr acha?

      obs moro no Brasil e pratico shore jigging 3 meses ( uso anonimo para nao precisar criar conta )

      abraco

      Eliminar
  4. Olá, continuo sem saber o seu nome. Para a SJ 106MH e como estamoa a falar de Shore Jigging onde vamos passar muitas horas a lançar e a trabalhar a cana, os braços vão se queixar. A escolha de um carreto leve é importante. Dependendo das espécies alvo que vai capturar a escolha será uma ou outra solução. Desde o Catalina, o novo Caldia, são soluções boas e mais baratas que o Saltiga. A questão da cabeleira pode ter a haver com o enchimento da bobine. Deverá enrolar o fio no mesmo sentido que o rolo tem. Não encha a bobine totalmente e mantenha o nó fora dos passadores. Se faz um nó que fique com uma espessura maior, vai travar a saída do fio e pode fazer uma cabeleira.
    Que espécies captura ?Ab.

    ResponderEliminar
  5. Opa meu nome e Junior
    Sim sao muito cansativo troquei o van staal por esse motivo.
    peixe alvo eh badejo , anchova,xareu algo de 1-5 kg.
    o sr tem alguma dica para shore jigging? quais sao as cores que sao mais eficientes?
    eu gostto mais das rosas
    abc

    ResponderEliminar
  6. Olá Junior. Muito bem. Peixes até 5kg ? A SJ106MH aguenta muito mais do isso. Para esse alvo qualquer dos carretos que mencionei é mais do que suficiente. Sobres as cores, pois não são aquelas que o Junior gosta, são aquelas que os peixes gostam, naquele dia, naquela maré, naquelas condições. Isso muda muito, e temos de ter uma palete com predominância para algumas cores que nos dão mais êxitos. No Brasil não faço ideia o que funcione melhor. Ab.

    ResponderEliminar
  7. Tudo otimo sr Fernando
    raramente pegamos peixes de 5 kg, geralmente sao de 1-3 kg
    vou comprar este sj 106mh futuramente comprar um saltiga achei muito lindo
    peguei mais com as iscas rosa e por isso gosto mais das rosa (:
    usamos os jijs das marcas kakareko ,v-fox e NS sao as mais baratinha torno de 15-20 reais

    ResponderEliminar