quinta-feira, 22 de março de 2012

O peixe está na agua!!!

Viva,

Vamos voltar a dar vida a este blog com conteúdos que já foram um must, apresentando as novidades que surgem no mercado da pesca com amostras e vamos intercalando com uns reports de capturas com alguns bricolages e técnicas e dicas que vamos aprendendo.

Este ano tinha dito a mim mesmo que queria fazer uma captura de excelência para o Robalo. E queria fazê-lo na praia, aquele robalo bonito, corpo de prata, um lobo do mar.

Não saiu. Diga-se que também não fui as vezes que devia, para quem tinha essa intenção. O peixe está na agua!!, mas a agua é muita....

Acabou por sair numa pesca diferente, sem expectativas de exemplares maiores , embora o que me tenha saído um robalo de porte médio, fiquei obviamente satisfeito.

Estava a pescar com o Pedro Pinguinha e a noite estava agradável, a maré subia e faltavam umas 3 a 4 horas para o pico da cheia. O vinil estava a fazer a sua função e já tinha tido dois toques bons, onde ocorreram umas ferragens falhadas...com uns raios e coriscos pela boca fora, insisti na mesma formula e deixei o vinil trabalhar na corrente entre aguas, nos romances criados pelas correntes e refluxos e fiquei atento à subtileza dos toques que tinha sentido.

Nas ferragens anteriores, foram precedidas de um toque muito leve, muito a medo. Quando voltei a sentir esse mesmo sinal, voltei a fazer o movimento de ferragem com a cana, e esta vergou tal como da primeira vez, mas agora o anzol estava bem cravado e a luta foi e tinha de ser muito breve.

O drag estava totalmente fechado, ali só a cana e o pulso e antebraço amortizam as cabeçadas do robalo. Veio para a superfície em poucos segundos e foi ai que ele debateu, já com poucas hipóteses, não o deixei entrar na agua, e dava chapadas com o corpo na superfície. Se o deixasse mergulhar, eventualmente criava problemas porque assim conseguia fazer mais força na linha. 

O Pedro auxiliou-me a tira-lo e em menos de nada estava controlado. 

Foi a captura mais rápida que fiz. Estava ferrado com o anzol no céu da boca, como manda a lei e dizem que os peixes não se debatem tanto quando assim é. Pesava 3,123Kg.


Abraços.
Fernando Rodrigues.

6 comentários:

  1. Boas Fernando,
    Não sendo um exemplar troféu, não deixa de ser uma boa captura com um relato engraçado.
    Abraços e boas pescas

    ResponderEliminar
  2. Olá Pedro, agradecido e muitas emoções nessas pescas. Ab.

    ResponderEliminar
  3. Bonito exemplar. Já agora pergunto: - qual a cor do vinil utilizado?
    Parabéns.
    Rui Taxa

    ResponderEliminar
  4. Caro Rui, um sandell velho e rasgado, vermelho em cima, amarelo em baixo com purpurinas espalhadas para dar os reflexos. Esta cor e esta amostra já me fizeram feliz várias vezes.Ab.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso tenho um semelhante/parecido que por vezes uso à noite, e que tem algum sucesso.
      Obrigado pela sua resposta.
      Um Abração.
      Rui Taxa

      Eliminar
    2. Obrigado pela sua resposta. Por acaso também tenho uma semelhante/parecida que tem tido algum sucesso noturno.
      Um Abração.
      Rui Taxa

      Eliminar