domingo, 24 de outubro de 2010

Manutenção do Okuma VS-30a

Viva,

Na ultima sessão de spinning reparei que o meu Okuma VS-30a estava com toque estranho e com alguma folga no veio.
A recuperar dava um soluço pequeno e bobine parecia um pouco solta.

Meti mãos ao trabalho e abri-o. Já estava a precisar de revisão e esta altura é  tão boa como outra qualquer.

Tirei a bobine, a porca que segura o pinhão , as anilhas, o rolamento exterior. De seguida tirei rotor e tive acesso aos parafusos muito pequenos que seguram a capa que esconde os parafusos principais. 
Quando cheguei ao chassi, tirei uma a uma,as rodas dentadas que transmitem força ao pinhão e à helicoidal (EOS), e foi a primeira a ser retirada. A seguir o rolamento de apoio e o oscilador deslizante que segura o veio através de uma parafuso. Puxei o veio fora e verifiquei se estava gasto ou torto. Estava impecável. Retirei a helicoidal e o rolamento de apoio. Ficou assim :




Aqui vemos a helicoidal (EOS), o rolamento de apoio, o veio e a engrenagem principal. 



A helicoidal já no sitio com o rolamento por baixo, lubrificado com massa qb, e o oscilador deslizante que vai ser colocado por cima da helicoidal e que depois agarra o veio.


O veio já está em posição, o braço oscilador deslizante colocado e a barra de fixação do braço (lado direito)  no sitio correcto. Foi esta peça que estava fora do sitio. Esta barra é responsavel por fixar o braço deslizante quando anda para baixo e para cima, em todo o percurso. Como não estava no sitio, o braço funcionava com folga e um soluço.



Já com o rolamento da engrenagem principal também colocado e devidamente sincronizada. Esta engrenagem não se pode por em qualquer posição. Tem um orifício que se deve colocar uma chave pequena ou palito e quando os dentes tiverem certos com a helicoidal, o orifício bate certo com uma marca na engrenagem de baixo da helicoidal. Testei com a manivela e estava ok. Mais massa no rotor e nas restantes engrenagens e umas boas pingas de óleo fino.


Fecha-se o chassi, massa na cabeça dos parafusos para não serem atacados pela agua salgada.


Limpar o excesso, fazer as ultimas verificações e testes. Oleo para os rolamentos do enrolador de linha e um spray de silicone no corpo.


Colocar  a manivela e mais uns pingos de oleo nos rolamentos.



Com um pano, uma passagem geral e está pronto para mais não sei quantas sessões.



Contei os rolamentos, são mesmo 15, só no rolete do enrolador da linha, são dois. Até os apoios da asa têm dois rolamentos, um de cada lado. O veio do pinhão assenta em dois rolamentos superiores e mais dois inferiores, a helicoidal tem por cima e outro por baixo, a engrenagem principal tem quatro, dois exteriores e dois interiores, a manivela tem um interior na pega.

Abraços.

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